O plástico faz parte do cotidiano das pessoas e trouxe muitos benefícios para a vida moderna, pela versatilidade de aplicação em diferentes setores. Porém, o descarte inadequado pode trazer consequências graves para o meio ambiente.
Materiais plásticos descartáveis, como copos, garrafas, canudos e sacolas são usados por apenas alguns minutos antes de irem para o lixo, mas podem levar milhares de anos para se decompor. Estima-se que os itens que são utilizados apenas uma vez representam mais de 40% de todo o plástico que é descartado.
Cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar no oceano todos os anos, gerando poluição, graves consequências para a vida dos animais, que muitas vezes confundem os resíduos com alimentos, além dos consequentes riscos para a saúde humana.
A maioria dos plásticos não é biodegradável, apenas se reduz a pequenos fragmentos chamados de microplásticos, que podem parecer inofensivos no tamanho, mas causam grandes danos. Estima-se que até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos.
Reciclagem e uso consciente de recursos são necessidades urgentes. Dispensar itens de uso único, como canudos e copos descartáveis, e substituir o plástico por materiais mais ecológicos – ao carregar uma sacola retornável, por exemplo - são ações fáceis e imediatas que podem contribuir muito com o meio ambiente.
Clique aqui e acesse a página de Downloads para conferir dicas para redução do lixo plástico e economia de água. Compartilhe os materiais para que mais pessoas adotem atitudes sustentáveis!
Fonte: National Geographic Brasil e United Nations Environment Programme