Água QSP Cosmotec

NOVIDADES

Compartilhe!




Combate à perda e ao desperdício de alimentos
< VOLTAR

Combate à perda e ao desperdício de alimentos

Para fortalecer a ação de todos na redução da perdas e desperdício de alimentos em toda a cadeia produtiva e de consumo, o Ministério do Meio Ambiente instituiu a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos. Esse ano, ela será comemorada entre 22 e 26 de outubro.

Cerca de 61% dos brasileiros descartam alimentos em bom estado pelo menos uma vez por semana e 46% exageram na quantidade ao cozinhar. Por isso, a conscientização para o tema é essencial.

A água é fundamental para o cultivo e o preparo de alimentos. A quantidade de água utilizada e poluída ao longo da cadeia produtiva de diferentes bens de consumo é chamada de pegada hídrica. Acesse o especial Água e Alimentos para conferir mais curiosidades sobre o tema.

É possível adotar atitudes mais sustentáveis para diminuir a perda e o desperdício no dia a dia e também para utilizar menos água no preparo de alimentos. Veja algumas dicas:

1. Ao invés de lavar demoradamente cada folha na torneira, deixe as verduras de molho por 30 minutos em uma solução de 1 colher de água sanitária para 1 litro de água. Escorra e aguarde alguns minutos antes de consumir.

2. Também evite usar a água corrente para descongelar alimentos. Retire-os do freezer e passe-os para a geladeira para que descongelem de um dia para o outro.

3. Diminua a quantidade de água utilizada no cozimento. Para fazer macarrão, por exemplo, use o suficiente para cobrir a massa, prestando atenção para não grudar.

4. Faça listas de compras realistas, adequadas à sua rotina. Assim você só compra o que vai conseguir usar naquele período.

5. Reaproveite as sobras das refeições, criando novos pratos: a carne moída refogada pode virar um molho para macarrão no dia seguinte.

6. Para lembrar do que comprou ou sobrou, armazene os alimentos em potes transparentes na geladeira. Desta forma, é possível evitar que alimentos estraguem.

Juntos podemos conscientizar mais!

Fontes: eCycle, Guia da Cozinha, Veja São Paulo, Saúde Abril